Eventos marcam 54º aniversário de emancipação política de Bataiporã

O município de Batayporã comemorou em grande estilo o seu 54º aniversário de emancipação política. Tudo porque algumas atividades foram programadas pelo Governo Municipal para marcar a data e demonstrar a transformação que ocorreu no município desde a sua implantação.

Os mais de 11 mil moradores que depositaram seus sonhos nas terras desbravadas por Jan Antonin Bata foram presenteados com um grandioso show do grupo Trembão, realizado no Centro Cultural “Diego Sanches Marchi”. O evento selou as festividades de aniversário da “Cidade Amizade”.

O prefeito Jorge Takahashi, acompanhado da primeira-dama Cléia Valéria, prestigiou a apresentação musical. Além dos secretários municipais Leia Maria (Assistência Social), Claudia Macedo (Educação e Cultura), Marcela Leite (Saúde), Dilmo Teixeira (Administração, Finanças e Planejamento) e Marcos Barbosa (Turismo e Meio Ambiente) e, dos vereadores Nivaldo Moreira, Maximo Carlos e Germino Roz.

O show musical integra as comemorações dos 40 anos de Mato Grosso do Sul e conta com o apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC) e, além da vice-governadora Rose Modesto e Poder Legislativo Municipal.

A programação de aniversário iniciou pela manhã com Missa em ação de graças na Igreja Matriz. Na sequência ocorreu o tradicional Desfile de Cavaleiros, organizado pela Comitiva “Chega na Chinxa”, que atraiu centenas de pessoas por toda a Avenida Brasil para prestigiar cavaleiros e amazonas.

Cb image default

Trembão animou a população que compareceu ao Recinto de Festas- Foto: Leonardo Munhoz/7ª Arte

No período vespertino, o público infantil também contou com uma atividade diferenciada. No Estádio Municipal Mohamed Mustafá, a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) montou o parque de brinquedos infláveis, que proporcionou momentos de lazer e recreação à criançada. A iniciativa faz parte do programa Lazer nas Cidades.

Também aconteceu mais uma rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, que na edição 2017 conta com 11 equipes participantes.

História - Fruto de um projeto de colonização do industrial tcheco Jan Antonin Bata, a pacata Batayporã situa-se em terras que pertenciam à Cia. Viação São Paulo-Mato Grosso. A implantação do projeto que culminou com a criação da cidade teve início em 1953, na então Fazenda Samambaia. No dia 12 de novembro de 1963, através da Lei nº 1967, o distrito passou a ser município, desmembrando-se politicamente de Nova Andradina.

Batayporã é dona de uma história sem igual e detentora de um povo humilde, hospitaleiro e trabalhador. Segundo estimativa do IBGE de 2017, o município conta com uma população de 11.248 habitantes.

Estrategicamente localizada na região Sudeste do Estado, Batayporã é privilegiada por fazer divisa com os Estados de São Paulo e Paraná.

1 / 3


Fonte: Assessoria de Comunicação PMB,

Recomende nosso site

Ouça ao Vivo