Quem perder o prazo da biometria vai ter de pagar multa de R$ 150? Não é verdade!

A informação, em tom alarmista, circula pelo WhatsApp e pelo Facebook com dezenas de posts e centenas de compartilhamentos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diz que a mensagem é falsa.

Levantamento feito pelo G1 em outubro mostrou que faltando menos de um ano para a eleição, 56% dos eleitores do país ainda não têm cadastro biométrico. Nas eleições do ano que vem, a biometria deverá ser obrigatória em cerca de 2.800 cidades de todos os estados – o número exato será conhecido em maio, 150 dias antes do pleito. O 1º turno da disputa ocorre no dia 7 de outubro.

Veja o que diz o texto que circula pelas redes sociais:
"Olha só o que o governo inventou para pegar dinheiro do povo, lançou uma lei para todos os eleitores fazerem a biometria mas não avisou nada para ninguem e o praso vai até 7/12 quem nao fizer vai pagar uma multa de 150,00 enquanto nao pagar o seu cpf rg habilitação fica suspenso vc nao vai poder dirigir nem usar rg nem cpf enquanto nao pagar a multa , o prazo para nao pagar multa é até 7/12, so que ninguem ta sabendo, vai ser um Deus nos acuda espalhem para o maior numero possivel gente."

Veja o que diz o TSE - Segundo o TSE, o cadastramento biométrico ocorre em todo o país desde 2008, mas os prazos são estabelecidos em cada estado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Veja a lista de endereços dos sites de cada TRE. É possível também consultar o cartório eleitoral de seu município clicando aqui.

De acordo com o TSE, não existe multa de R$ 150 para quem perder o prazo de realização da biometria. Assim, da mesma forma, também não está prevista a suspensão CPF, RG ou habilitação.

O eleitor que for convocado e não cumprir dentro do prazo o cadastramento da biometria pode ter o título cancelado, mas isso só ocorrerá em ultimo caso, se ele deixar de atender aos chamados da Justiça Eleitoral.

Se não atender a nehuma das convocações da Justiça Eleitoral e tiver o título cancelado, o eleitor pode ficar sujeito a algumas penalidades já conhecidas da maioria da população como não poder participar de concursos ou cargos públicos, tirar documentos e certidões, obter empréstimos públicos ou paricipar de licitações.

Você que é morador das cidades da região do Vale do Ivinhema e ainda não realizou o cadastramento da biometria, então não perca mais tempo, pois a cada dia mais eleitores realizam o cadastro da mesma, de você deve aproveitar enquanto a fila ainda está pequena.

 

Para realizar o cadastro, basta comparecer ao posto de atendimento eleitoral com os seguintes documentos (original e cópia)... Título de eleitor (caso possua), Documento de identidade com foto, Comprovante de residência (máximo 12 meses atrás), Alistamento militar para primeiro título de homens maiores de 18 anos.

 

Procure hoje mesmo o posto de atendimento eleitoral, e faça seu cadastramento, não deixe para a última hora!... Em Nova Andradina o Cartório Eleitoral fica localizado na Rua Walter Hubacher, 1.220, na região central da cidade. Em Ivinhema funciona na Rua Francisco Pieretti 211, no Bairro Guray, perto da Escola Orliene Marcon. 


Fonte: Redação

Recomende nosso site

Ouça ao Vivo